Assembléia Paroquial finaliza 2016 e propõe Feira e Plano Pastoral para 2017


Nubia de Souza*
 

                      “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,

                      batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”

z3

Subsídios para os debates em grupos durante a assembleia

          Depois de um ano de preparação, aconteceu a Assembleia Paroquial, no dia 04 de dezembro, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Estiveram presentes representantes de todas as Pastorais, Movimentos, Grupos e Setores da Paróquia. A paróquia não realizava uma Assembleia Paroquial há 11 anos; então, o pároco, padre Toninho, sentiu necessidade de reunir todos os coordenadores e agentes para traçar estratégias para o trabalho dos próximos anos.

          A preparação iniciou-se em dezembro de 2015, com uma reunião com o CPP – Conselho Pastoral Paroquial, a fim de fazer um levantamento das atividades realizadas por cada grupo durante o ano, como também planejar o ano de 2016. Todos os coordenadores apresentaram seu plano para 2016 por escrito. Estes planos possibilitaram à Pascom (Pastoral da Comunicação) uma reflexão, com o pároco, sobre as necessidades pastorais de Sant’Ana, a fim de melhorar o trabalho de evangelização.

12308583_1688473291367736_4984037739694413782_n

Reunião do CPP em dezembro de 2015

 

          A primeira ação preparatória para a Assembleia foi o 1o. Encontro de Interação Paroquial, realizado em janeiro de 2016. O Encontro contou com a adesão de cerca de 100 pessoas. Ali, foram apresentados aos presentes conceitos sobre Trabalho e Conversão Pastoral, Vivência em Grupos, Reflexão de trechos bíblicos para comparação com a experiência dentro da comunidade paroquial.

91

Encontro de Interação Paroquial

 

          Depois do Encontro de Interação, aconteceu a Missa de Envio e Renovação dos Compromissos Pastorais. Os coordenadores e agentes apresentaram-se para a comunidade e receberam a benção, a fim de iniciarem seus trabalhos com entusiasmo e alegria.

22

Missa de Envio e Renovação dos Compromissos Pastorais

 

          No segundo semestre, a preparação continuou com o I Evangelizando, uma noite de formação e reflexão conduzida pelo padre Márcio Coelho, acerca das Diretrizes da Ação Evangelizadora na Igreja, documento 102, 2015-2019, da CNBB, que nortearia a preparação para a Assembleia.

z6

Palestra com o padre Marcio Coelho

z7

Presença maciça dos agentes das pastorais, grupos, movimentos e setores

 

          Os últimos preparativos culminaram com uma nova reunião do CPP, para informar aos coordenadores sobre as atividades da Assembleia, bem como fazer um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2016.

z8

Reunião do CPP para preparação da Assembléia Paroquial

 

          Estiveram presentes nesta Assembleia, 98 pessoas da comunidade, entre o pároco, coordenadores e agentes de pastorais, movimentos, grupos e setores, bem como demais paroquianos. As atividades desenvolvidas visam a preparação do Plano Pastoral Paroquial, que valerá para os anos de 2017, 2018 e 2019. O plano virá em boa hora, já que a Diocese de São Carlos, sob o comando do bispo Dom Paulo Cezar, está em período de preparação do Plano Pastoral Diocesano. Através das reflexões sobre as Urgências da Ação Evangelizadora, muitas propostas e sugestões foram apresentadas. Tudo o que foi falado foi registrado e será tabulado, para posteriormente orientar os membros do CPP na elaboração e votação do Plano Pastoral Paroquial.

          Nessa assembleia foi lançado o Boletim Paroquial, que se constitui em mais uma forma de comunicação na comunidade, fortalecendo a comunhão da paróquia e ajudando a cumprir uma das missões da Pastoral da Comunicação que é o fortalecimento da coesão de todos os grupos das comunidades da paróquia, no que se refere principalmente à ação evangelizadora.

z4

 

          A Assembleia também votou favoravelmente à realização da Feira Pastoral Paroquial,
a ser realizada em fevereiro de 2017.

z5

Momento em que foi votado a realização da Feira Pastoral em 2017

 

          Ao final da Assembleia, todos pediram a proteção da Mãe de Deus, Nossa Senhora: de mãos dadas, cantaram juntos a canção:
“Quem é esta que avança como a Aurora/temível como um exército em ordem de batalha”, a fim de que Ela nos cubra com Seu manto e nos guie em tudo o que nos propusermos a fazer para apresentar Seu Filho: Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Algumas imagens da
Assembléia Paroquial da Sant’Ana

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

VER ÁLBUM DE FOTOS

 

* Nubia Souza
é coordenadora da Pastoral Familiar
e secretária da Pascom Sant’Ana.

 

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *