Despe esta veste de luto e se reveste da Glória de Deus

Mensagem do Padre Toninho

Reflexão do 2º. Domingo do Advento
Leituras:
Primeira Leitura (Br 5,1-9)
Responsório (Sl 125)
Segunda Leitura (Fl 1,4-6.8-11)
Evangelho (Lc 3,1-6)

palavra do padre2

          Meus queridos irmãos e irmãs, na 1ª. Leitura, Baruc olha para Jerusalém e a vê como uma senhora idosa, cansada, abandonada. Ele diz aos que restaram, na cidade: “Despe esta veste de luto e se reveste da Glória de Deus Teus pecados foram perdoados. Deus vai reconduzir novamente seus filhos para junto de ti.” E os filhos de Jerusalém, que estavam distantes, voltam, como príncipes e reis, porque acreditaram em Deus, nosso Salvador.

          Esta é a mensagem do Senhor para todos nós. Deus pede que confiemos no seu amor, que confiemos em sua ação. Deus virá rebaixar as montanhas, aplainar os caminhos, para que Seu povo volte com segurança.
Nós somos importantes para Deus. Não nos sintamos sozinhos, abandonados, entristecidos. “Despe esta veste de luto, revista-se da glória, da justiça em nosso Deus.”

          No Evangelho, o evangelista Lucas diz que depois de ter pesquisado e examinado a História, quer deixar bem claro para seus leitores que Jesus Cristo não é uma fábula. É algo real e concreto na História da Humanidade. Ele cita vários personagens históricos em seu texto (o imperador Tibério, Pôncio Pilatos, Herodes), para mostrar que Jesus Cristo veio num tempo histórico, verdadeiro.

          Num tempo concreto da história da Humanidade, Deus fala a João Batista, para que ele fale ao povo: “Preparai o Caminho do Senhor!” A Igreja recebe esta mesma missão: Preparem o caminho, para que Jesus possa entrar em nossas famílias, em nossas comunidades, nos corações da Humanidade, e para que todos possam ver a Salvação que vem de Deus. Esta é a Missão: fazer com que Ele nasça e cresça nos corações.

          São Paulo fala aos Filipenses para crescer ainda mais no Amor. Este é o jeito de endireitar as estradas. “Que o vosso Amor cresça sempre mais… e assim ficareis puros e sem defeitos… Buscai conhecer a vontade do Senhor… Esforçar-vos para que Cristo possa encontrá-los puros e sem defeito”.

          Rebaixar montanhas, endireitar vales, não só hoje, todo dia. Não é só na época do Advento, da Quaresma, é todo dia. Todo dia o Senhor vem. Todo dia eu tenho que rebaixar a montanha do meu orgulho. Todo dia eu tenho que endireitar a estrada do meu egoísmo, para que o Senhor possa chegar até mim, e através de mim, chegar ao meu irmão.

          As pessoas sentem em mim o amor misericordioso de Deus? Isto eu preciso sempre perguntar a mim mesmo! Minha mulher, meu esposo, meus filhos, irmãos, amigos e colegas de trabalho percebem o Amor Misericordioso de Deus em mim?

          Conversão, meus irmãos, é uma luta, não é fácil, mas é um exercício diário!
Jesus está sempre disposto a te perdoar, a te acolher. Como ser agradecido, se não nos esforçando para sermos como Ele é conosco, com os nossos irmãos?

          Que a paz e a misericórdia do Senhor esteja com todos vocês!
          Boa semana!

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

1 Response

  1. Rita de Cassia Sabioni do Nascimento disse:

    Com alegria encontro este Site.
    Gostaria de parabenizar esta Paróquia que tão bem zela por seu rebanho.
    Jesus , nosso bom Pastor, abençoai o Padre Toninho, as pastorais e os movimentos que com dedicação tem sua direção espiritual!
    Feliz 2016!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *