Dom Paulo Cezar toma posse na Diocese de São Carlos

Pascom Sant’Ana

Sétimo bispo da Diocese de São Carlos, tomou posse no último sábado, dia 6 de agosto de 2016, Dom Paulo Cezar Costa. Nascido em Valença, RJ, Dom Paulo atuou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro nos últimos cinco anos.
Para a Celebração Eucarística da posse, estiveram presentes os Cardeais Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, assim como Dom Airton José dos Santos, Arcebispo da Arquidiocese de Campinas e diversos bispos das Arquidioceses do Rio de Janeiro e Campinas.

Vieram saudar o novo bispo, também, os 175 padres diocesanos e religiosos de São Carlos, 54 diáconos, religiosos e religiosas, e também diversos padres amigos de Dom Paulo, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Autoridades Militares e do Poder Executivo e Legislativo compareceram para dar as boas vindas.

Dom Paulo dispensou veículo motorizado e locomoveu-se da residência episcopal até a Catedral a pé, acompanhado do clero, levando uma Cruz, para lembrar a Cruz que São Carlos Borromeu carregava, caminhando pelas ruas, a fim de que todos pudessem ver, na Cruz de Cristo, o sentido da Vida Humana e encontrarem um Caminho a seguir.
Dom Orani, ao dirigir algumas palavras a Dom Paulo e ao povo presente, disse: “Vocês recebem hoje um bispo que tem a preocupação da doutrina…
Vocês experimentarão pouco a pouco esta proximidade que ele tem com os padres e com o povo.”
Dom Paulo Cezar, em sua homilia, disse que o que mais importante traz na bagagem é o Mistério de Cristo. Ao refletir sobre a passagem do Evangelho de São Lucas, acerca da Transfiguração do Senhor, disse que “Nosso testemunho será pobre se não formos contempladores do rosto de Cristo“.

Falou, ainda, que a Igreja deve ser Missionária, uma Igreja em saída, como nos pede o papa Francisco; citou, ainda, a frase de São Jerônimo: “Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Cristo.”, enfatizando que colocar as Sagradas Escrituras no Centro é missão da Igreja: “É papel cultural da Igreja colocar a Palavra de Deus na vida de Seus filhos, na missa, leituras orantes, círculos biblicos etc.”

Que Deus possa fortalecer este Novo Pastor de nossa Diocese, para que ele possa construir, com toda a Igreja particular de São Carlos, uma nova história, centrada na figura de Cristo Jesus.

Veja algumas imagens da posse de Dom Paulo Cezar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Confira aqui, todas as fotos do evento

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *