Bispo diocesano Dom Paulo empossa padre Charles nesta sexta-feira como Administrador Paroquial

Nesta sexta-feira, às 19h30,
acontece a Missa de Provisão do padre Charles dos Reis,
como Administrador Paroquial da igreja de Sant’Ana.

z4

          Essa missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Paulo Cezar Costa e contará com a presença de toda a paróquia, principalmente os integrantes das Pastorais, Movimentos, Grupo e Setores, da comunidade.
Haverá após a missa, confraternização entre toda a comunidade no salão de festas.

Diferença entre Pároco, Administrador Paroquial e Vigário

            A Igreja possui muitos termos e palavras que para muitas pessoas não são compreensíveis, às vezes confundidos e usados equivocadamente. Há muitas palavras que são usadas por tantas pessoas, mas sem o devido conhecimento dos seus significados.

          Pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)“ . O Pároco é nomeado para uma função mais estável (fala-se em 6 anos), normalmente diocesanos.

          “O Administrador Paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). O Administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento, normalmente religioso.

          O(os) vigário(os) Paroquial(ais) são cooperadores dos párocos ou dos administradores paroquiais.

          A tradição em nossa diocese é que a posse definitiva do padre como pároco, ocorra depois de 6 meses atuando como Administrador Paroquial, uma espécie de período probatório que os sacerdotes cumprem na paróquia que irão passar um período considerável, como diretor espiritual. 

 

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *