Festa em Louvor à Sant’Ana começa com a Missa pelos Avós e idosos

“Não são os anos que nos envelhecem; mas sim, a ideia de ficarmos velhos. Há homens que são jovens aos oitenta anos, e outros que são velhos aos quarenta”, disse o Pe. Antônio Vieira (1608 – 1697).
Um ancião que soube como o vinho, envelhecer sem virar vinagre, saberá agradar os netos e fazê-los crescer em sabedoria e santidade.

19429846_1227479357361339_3845125338804059040_n
          A Paróquia de Sant’Ana dará início, neste próximo sábado, às 17h00, a celebração eucarística, que se tornará mensal, a Missa pelos Avós.  Todos os avôs e avós, tanto da comunidade como da cidade, estão convidados a participar desta celebração especial dedicada a eles e com uma benção especial do pároco Pe. Toninho.
          A Paróquia de Sant’Ana – santa padroeira dos avós – iniciará, a partir deste ano, um trabalho de valorização dos idosos numa missão evangelizadora que visa ressaltar a sabedoria adquirida pelo ser humano no decorrer das experiência de sua vida.

          A celebração da Missa pelos Avós tem como objetivo destacar e promover o papel dos vovôs e das vovós no seio familiar, onde eles são os suportes afetivo, religioso e, por vezes, até financeiro.

 Em nossa sociedade onde o valor que se dá às pessoas é relativo ao período etário de produtividade, aqueles que deixam o mercado de trabalho e se aposentam são, praticamente, descartados profissionalmente e tendem a ficarem ociosos, depressivos e infelizes.

dia dos avós

O beato João Paulo II dizia, “os avós são os guardiões da fé, da vida de oração e da educação dos valores cristãos”. Muitos são os que devem sua iniciação na fé aos avós. Em muitas famílias, são eles que ensinam as primeiras orações às crianças, e cresce, cada vez mais, o número de crianças que são levadas à catequese pelas mãos dos avós.

          Neste mundo tão corrido onde os pais e mães se agitam com muitas atividades, os filhos ficam sem as suas presenças tão importantes. Por isso, é fundamental o convívio com bons avós que ajudam a suprir essa falta. É um verdadeiro apostolado da terceira idade. Os avós podem ser os primeiros catequistas dos netos, quando os pais já não podem fazer isso; especialmente naqueles casos em que falta um dos pais na vida do neto. Sem dúvida não é uma missão fácil por causa do peso dos anos, mas é uma tarefa magnífica num mundo onde começam a desaparecer os verdadeiros valores morais e espirituais.

          Existem coisas que a escola não ensina e que não estão escritas em nenhum livro. Coisas que só a experiência de vida ensina. Celebrar a Missa pelos Avós significa celebrar a experiência de vida e reconhecer o valor da sabedoria adquirida no convívio familiar, lugar especial para a aprendizagem das virtudes cristãs.

          Ao lado dos avós que são felizes com suas famílias, lamentamos a existência de muitos idosos abandonados e mal cuidados. Ao invés de receberem o afago dos filhos e netos, são jogados nos cantos das casas ou abandonados em asilos. Infelizmente, nossa sociedade ainda não sabe como lidar com essa fase da vida pela qual todos nós vamos passar. São muitos os desentendimentos nas famílias de idosos institucionalizados, ora pelas responsabilidades decorrentes de uma internação, ora por questões financeiras que aguçam a cobiça dos familiares.

          O espaço e o contexto mais importante dos Avós, sem dúvida, é a família, onde eles aparecem como fundamentos e troncos das futuras gerações. A família que valoriza seus ancestrais se torna verdadeiramente um tesouro dos povos, o maior patrimônio da humanidade.

Pela intercessão de São Joaquim e Santa Ana, desçam sobre todos os avôs e avós,
onde quer que eles estejam, as bênçãos do Deus Todo Poderoso.
Amém.

 

 

 

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *