Habēbimus* Plano Pastoral Diocesano

Marcelo Henrique de Lima**

chamada

 


O bispo diocesano Dom Paulo Cezar Costa adiantou,
em entrevista concedia à Pascom Sant’Ana,
que já tem o Plano Pastoral esboçado
para implantação em breve na Diocese de São Carlos.
 

          Essa é uma das principais notícias dos últimos tempos na Diocese de São Carlos, pela urgência que se verifica na construção de uma ação evangelizadora, consciente, planejada e direcionada pelas diretrizes da igreja.

          O bispo Dom Paulo Cezar já está conhecido pessoalmente em toda a diocese, tanto pelos padres e religiosos, quanto por grande parte dos fiéis que já tiveram a felicidade de recebe-lo em suas paróquias.  Em pouco tempo Dom Paulo Cezar já imprimiu novo ritmo na diocese, através muito diálogo,  o que tem contagiado positivamente a todos.

          Um novo tempo já está sendo anunciado na Diocese de São Carlos em organização, gestão e evangelização.
          A grande novidade que ficamos sabendo no último domingo, quando o bispo esteve presidindo a Celebração da Crisma na nossa paróquia, foi a implantação de um Plano Pastoral Diocesano que já está em fase de elaboração.

          Ao fim da cerimônia, Dom Paulo Cezar concedeu uma entrevista à Pascom Sant’Ana, e entre outras questões, revelou que já está trabalhando num esboço de Plano Pastoral Diocesano que visa dar unidade de ação baseado em diretrizes que a igreja propõe para toda a evangelização no Brasil. Então, segundo Dom Paulo Cezar, o Plano Pastoral Diocesano terá 2 linhas  mestras: a exortação apostólica Evangelii Gaudium de Papa Francisco e o Documento 102 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019.

          Não é à toa que o nosso bispo tem insistido tanto em suas homilias e  manifestações públicas sobre a importância de se anunciar Cristo com alegria e muita disposição.

 

(…) A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos. (…) Primeira Exortação Apostólica de Papa Francisco Evangelii Gaudium.

          Um Plano Pastoral não é uma estratégia para melhorar o marketing da igreja, mas corresponde às exigências da fé católica pela qual o divino se experimenta na comunhão humana e na unidade. Por isso todo individualismo, todo isolacionismo é prejudicial para a vivência da fé e para a ação evangelizadora. Uma ação evangelizadora que se quer eficaz, precisa ser bem direcionada, comungada com todos os grupos organizados da diocese e praticado com alegria e engajamento.


*********************

          Veja a seguir uma entrevista com Dom Filippo Santoro, falando sobre Plano Pastoral, quando era bispo em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Atualmente ele é o atual Arcebispo da Arquidiocese de Taranto, na Itália.

 

 

 

*Habēbimus verbo TER, em Latim, flexionado na segunda conjugação do futuro do Indicativo Ativo

**Marcelo Henrique de Lima – Coordenador da Pascom Sant’Ana

 

 

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *