Igreja Matriz do padroeiro de Araraquara completa 200 anos

          No último dia 11 de julho, aconteceu Missa em Ação de Graças
na igreja Matriz de São Bento, por ocasião da comemoração dos 200 anos da igreja.
A concelebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Paulo Cezar Costa, 
e contou com a presença de grande número de fiéis na igreja.

Marcelo Henrique de Lima

 

        A cidade de Araraquara foi fundada por Pedro José Neto, que nasceu no ano de 1760. Em 1787, ele passou a morar em Itu, São Paulo. No entanto, em 1790, devido a problemas políticos com esta cidade, ele foi expulso dela e teria que morar em Piracicaba, porém conseguiu fugir para os Campos de Araraquara.  Assim, em 1805, com seus dois filhos construiu uma capelinha destinada à São Bento, considerado o padroeiro nos Campos de Aracoara, lugar onde mora a luz do dia, a “Morada do Sol”, na região habitada pelos indígenas.

          Até 1816, os primeiros ocupantes da região tinham somente esta capelinha, da então Vila de São Bento de Araraquara, originalmente coberta de palha, com paredes de taipa. Seu primeiro Padre foi o vigário Francisco Manuel Malachias. Em frente a capela passava um córrego, que seria motivo de discórdia durante muitos anos por parte dos moradores. 

          Então, coube a Bento de Aguiar Barros, o Barão de Itu, caçador nos Campos de Araraquara, ajudar na criação de uma paróquia. Com a construção de uma capela, foi instituída por D. João VI a Freguesia de São Bento de Araraquara, ou seja, uma pequena povoação, em 22 de agosto de 1817, data que passou a ser a da fundação da cidade. Assim, a Igreja Matriz de São Bento foi criada em 1817 por Dom Matheus Abreu Pereira

                                                         **************************

          Confira algumas imagens da missa que comemorou o dia de são Bento, que tem como Pároco, o Padre Marcelo Aparecido de Souza e como Vigário Paroquial o Padre José Roberto Bettoni.

 


Veja mais 

O MITO DA SERPENTE

EXPOSIÇÃO DE FOTOS HISTÓRICAS

VEJA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA MATRIZ DE SÃO BENTO

 

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *