Padre Charles: jovem e vocacionado


18881994_1683440905018075_230559192478141359_n

Marcelo Henrique de Lima*

          Padre Charles Dos Reis é natural de Itapuí, nasceu em 12 de maio de 1988 e foi lá que iniciou sua caminhada na igreja católica. Faz parte da mais nova geração de sacerdotes que está começando a atuar na igreja nesses últimos anos e traz em sua prática todas as atualizações de concepção de ação pastoral que aprendem n o seminário.
Portanto sua ordenação é recente, aconteceu em 2015 e de lá até recentemente, estava atuando como vigário na paróquia Santo Antonio de Pádua, daquela cidade.

          Já nesse pouco tempo como padre tem se destacado pelo seu carisma pessoal e sua vocação sacerdotal, visível a todos os que convivem com ele. Sua fácil comunicação, principalmente com jovens e idosos, faz desse um padre ideal para a paróquia de Sant’Ana, que tem em sua vocação e como eixos de seu Plano Pastoral, um trabalho destacado à essas faixas etárias.

Jovens Sacerdotes na igreja

          Dentro da estrutura da Igreja Católica atual, o sacerdote exerce múltiplos e complexos papéis. O primeiro e mais fundamental é o de transmissor e alimentador da fé cristã junto aos fiéis, com a propagação dos evangelhos e preceitos da religião. Segundo, o de atuar como um verdadeiro ‘pastor’, dedicando sua vida por inteiro a ajudar, aconselhar e orientar os que procuram seu auxílio. Terceiro, o de missionário. Como afirmou o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, não basta abrir a porta para acolher, deve-se sair pela porta e ir ao encontro das pessoas.

          No contexto renovação da Igreja, como querem os documentos da CNBB, principalmente o Documento de Aparecida, os padres mais jovens e recém-ordenados adquirem, ainda, outras funções. Detentores de experiências e olhares diferenciados, os novos presbíteros são, agora, os encarregados diretos de proporcionar o maior diálogo entre a Igreja e seus fiéis proposto pelo Papa Francisco. Desafio grande que contrasta, aparentemente, com a pouca idade da nova geração sacerdotal.

          Por isso, o desafio desses novos jovens padres são importantes. Precisam acompanhar a evolução mundial, estar em sintonia com as transformações da sociedade e, principalmente, os meios de comunicação, e, ao mesmo tempo, disseminar os ensinamentos do Evangelho de Cristo para uma sociedade que tende a ver o catolicismo em seus velhos moldes como uma religião ultrapassada. A renovação da igreja passa necessariamente pela modernização da catequese, pela maior participação da juventude e também, pela atuação dos jovens padres, que terão maior condições em dialogar com uma sociedade dinâmica, cada vez mais virtual e exigindo atualização constante de suas lideranças religiosas.

* Marcelo Henrique de Lima
é coordenador da Pascom Sant’Ana

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Comunicação da igreja de Sant'Ana, da Diocese de São Carlos. Acreditamos que as novas tecnologias e meios de comunicação são ótimas ferramentas para evangelizar e propagar a da palavra de Deus.

You may also like...

1 Response

  1. ana disse:

    Ele é muito amado aqui em nossa cidade…Itapui….Padre Charles …o nosso… Padre sorriso…♡♡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *