Movimento Apostolado de Oração

logotipo apostolado

Sobre o Apostolado da Oração

Esse é um movimento de espiritualidade apostólica centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Seu símbolo é o coração, que representa o Coração de Jesus, símbolo do amor de um Deus para com todos os homens. Sua origem foi aos pés da cruz e, tendo portanto, mais de vinte séculos de idade. A mesma idade da Igreja.
Santa Margarida Maria de Alacoque, no século XVII, deu novo impulso e vigor ao culto ao Coração de Jesus. Sua finalidade principal é orar e propagar essa devoção.

O que é?

No livro dos estatutos do Apostolado da Oração, encontramos esta definição: “O Apostolado constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e, desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

  • Propõe um caminho rumo à santidade
  • A partir do oferecimento diário
  • Que transforma nossa vida
  • E nos coloca em comunhão universal de preces
  • Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações
  • E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
  • Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia
  • E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação
  • Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

que é ser um membro do Apostolado da Oração?

É ser uma pessoa associada ao Apostolado com o desejo de viver esta espiritualidade.

Quantos associados têm o Apostolado no mundo?

O AO tem aproximadamente 50 milhões de associados no mundo, dos quais 6 a 7 milhões no Brasil.

Em quantos países do mundo o Apostolado está presente?

O Apostolado da Oração está presente em 70 países do mundo

Como funciona, na prática, o Apostolado?

A prática básica é o nosso oferecimento diário ao Pai, nas intenções do Santo Padre, e a colaboração na Missão de Cristo.

História do Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração está intimamente ligado à ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884, em um Colégio dessa ordem na França, onde estudantes de Filosofia e Teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver que, enquanto eram estudantes, não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao Apostolado da Oração, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861, começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do Apostolado. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa.
A sede da associação está em Roma e o superior geral dos jesuítas é também o superior geral do Aporstolado. Ele os dirige por intermédio de um delegado e um secretário-geral.
A ideia central, da qual nasceu o Apostolado da Oração, é esta: todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do Corpo da Igreja e da comunidade de fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício. São Paulo diz (Cl 1,24) que o cristão deve completar em sua pessoa o que falta à Paixão de Cristo, em favor do Corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação oferecida com Cristo, em Cristo, para a Glória de Deus e a salvação do próximo.

O Apostolado da Oração no Brasil

O Apostolado da Oração começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do Apostolado no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888 havia cerca de trezentos centros de Apostolado pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Com a difusão do Apostolado houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o movimento continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional.
(Trechos extraídos do livro de Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oração e MEJ em perguntas e respostas, Edições Loyola, 2014, 3ª edição

As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque:

1ª Promessa: “Minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do Meu Sagrado Coração”
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”
12ª Promessa: “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e a salvação eterna”.

O apostolado na Paróquia de Sant’Ana

Genoveva Augusta Pastre Martins, coordenadora do grupo, explica que ele faz parte de um movimento novo na paróquia.
Rezam por todas as pastorais, para que Deus suscite cada vez mais no coração das pessoas vontade de participar da vida da Igreja. Oram por todos.
A primeira missa aconteceu em setembro de 2014. Após os noves meses necessários à preparação, o Apostolado foi oficialmente instituído na paróquia, com a bênção da bandeira e a imposição das fitas, que simbolizam o pertencimento ao Apostolado.
Na ocasião, foram instituídos 17 zeladores; hoje, contamos com 20 participantes, 18 zeladoras e 2 que estão em preparação para receber a fita.
A missão do Apostolado da Oração, como o nome diz, é orar e responder sempre a esse chamado em nossa paróquia.

Ela enfatiza também, que podem participar do Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associados, inicialmente, e depois de um determinado prazo de vivência, passarão a Zeladores.
A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.

Reuniões do apostolado:

Toda última sexta-feira do mês às 19h30 no Centro Catequético da paróquia e adoração ao Santíssimo Sacramento e missa do Sagrado Coração de Jesus, toda primeira sexta-feira do mês.
(Adoração às 18h30 e missa às 19h30)

apostolado001 apostolado002 apostolado003 apostolado004 apostolado005 apostolado006 apostolado007 apostolado008 apostolado009 apostolado010 apostolado011 apostolado012 apostolado013