Grupo de Jovens

Logotipo Pastoral Juventude

Grupo de Jovens na Igreja

Os grupos de jovens são fundamentais para dinamizar a vida e evangelização paroquial. Eles são formados por jovens dinâmicos que estão mais preocupados com a participação efetiva na vida social, a partir da igreja e normalmente se reúnem frequentemente para a reflexão. Comprometem-se na oração e ação. São grupos de vida, onde todos tem (e deve ter) sua própria maneira de ser.

Não existe um modelo pronto, para ser copiado. O desenvolvimento das reuniões e encontros, possuem características diversas em cada lugar e grupo. Enfim o grupo é lugar de amizade, de crescimento na fé, de socialização juvenil, de conhecimento integral de si, do outro/as, da comunidade, da sociedade, do projeto de vida e da vocação.

Ação da juventude na paróquia

Grupo de Jovens Ágape – (Paróquia de Sant’Ana)

Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. O expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos, em passagens da Bíblia, em cartas , em correspondências entre amigos, era usado, da mesma forma que nos dias de hoje, se usa no inicio de um texto a palavra “prezado”.

O termo foi muito utilizado, na Grécia antiga pelos filósofos, como Platão, significando por exemplo, o amor a uma esposa, ou esposo ou amor às crianças, aos filhos, a sua família e ao trabalho. Já para o carinho, a afeição, a afinidade, o amor entre irmãos os gregos usavam o termo philia. Para uma afeição de natureza sexual, representado por uma atração física, uma lembrança era usada a expressão Eros, que representa a deusa do amor.

Ágape foi um termo muito utilizado pelos escritores cristãos, e aparece bastante nos textos do Novo Testamento, onde há muitas definições e exemplos de ágape, o amor filial, o amor entre os cônjuges, e o amor de Deus para com todos os seres. Nos Mandamentos, o termo aparece no começo de cada sentença.: Amar (ágape) a Deus sobre todas as coisas. No Sermão da Montanha o termo também é referido desde a primeira sentença. O Papa Bento XVI também utiliza o ágape, em sua encíclica “Deus caritas est”, lembrando que o amor ablativo é aquele que procura o bem e a paz para todos os seres humanos.

Ágape era também a primeira refeição que os cristãos dos primeiros séculos faziam em comum. Um banquete de confraternização.

Fonte: Significados Ágape

Fabrício Henrique, o coordenador do grupo, diz que ultimamente que tem havido maior adesão por parte dos membros. Recebem o auxílio do grupo de Canto Sal da Terra, principalmente da Patrícia e do Celso. Ao longo de 2015, caminharam bastante, em número e espiritualmente. Participaram de vários eventos, entre eles, o Evangeliza Jovem e a Domingueira. Participaram também do Grupão, que contou com a participação de vários jovens de Araraquara e região. Fizeram arrecadação de doações para a população de Mariana – MG. A idade gira em média entre 14 e 16 anos.

O Padre Toninho tem sido bastante solícito e procura tirar as dúvidas de jovens que têm curiosidades sobre alguns aspectos da Igreja. Pretendem, em 2016, ajudar mais a paróquia. Encenaram, no 1º. Semestre, a Paixão de Cristo. Pretendem fazer um blog para ajudar aos jovens que têm dúvidas, receios, com textos e aprofundamento na Palavra, principalmente àqueles jovens que afastam-se da Igreja para entrar na universidade. São 15 integrantes, e mais do que um grupo de jovens, são um grupo de amigos e crescem juntos em oração.

Confira abaixo alguns momentos do grupo.

Pastoral Juventude 001 Pastoral Juventude 002 Pastoral Juventude 003 Pastoral Juventude 004 Pastoral Juventude 0013

Grupo de Jovens Maná Celestial – (Comunidade Nossa Senhora Rainha)

O Grupo de Jovens Maná Celestial teve início no dia 11 de novembro de 2010 e comemora portanto, 5 anos em 2015. Desde então, tem alimentado os corações de vários jovens, assim como Deus alimentou Seu povo, no deserto.

Com simplicidade, amor, alegria e oração os jovens se reúnem todas as sextas-feiras às 19h30min, na comunidade Nossa Senhora Rainha do Universo. Para fazer parte, é só chegar, de coração aberto, pra ouvir o que Deus tem pra falar ao nosso coração.

A Família Maná os espera com todo o carinho, de braços abertos.

Confira abaixo alguns momentos do grupo.

Grupo mana 001 Grupo mana 002 Grupo mana 003 Grupo mana 004 Grupo mana 005