Movimento Shoenstatt

logo-shoe

Movimento de Schoenstatt

Movimento de SchoenstattO Movimento Apostólico de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha.
O Pe. José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares. Ele escreve em Santa Maria/RS:

“Levem a Imagem da Mãe de Deus e dêem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).

Ação do Movimento

Na Paróquia de Sant’Ana, o movimento iniciou-se primeiramente na Paróquia São Geraldo, onde residiam as Irmãs de Maria. A Sra. Therezinha e a Sra. Hilda tiveram contato com as irmãs e resolveram formar um grupo na Comunidade de Sant’Ana (ainda não era paróquia) . Receberam 2(duas) imagens da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e começaram com 30 casas cada uma, totalizando 60 casas.
As irmãs saíram da Casa de Maria e ficaram como coordenadoras as irmãs Agnes e Vilma, que orientaram que as imagens teriam que movimentarem-se em sequência, pelas casas que eram mais próximas.
Havia mais pedidos de receber a imagem da Mãe peregrina nas casas. Sra. Rose (Dona Rosinha) e Sra. Magali conversaram, então, com a irmã Agnes, fizeram uma formação para serem zeladoras (sob a orientação do padre Joe, padre da Congregação Verbita). Elas, então, conseguiram trazer mais duas imagens para a paróquia e o movimento atendia cerca de 120 famílias.
Uma preocupação do padre Joe era saber se as famílias que eram visitadas pela imagem da Mãe Peregrina participavam da vida na comunidade. As zeladoras faziam o trabalho de encaminhar as imagens para as famílias e participavam ativamente do movimento, com sede no Jardim Botânico em Araraquara e no santuário de Atibaia.
A partir de fevereiro de 2003, com a chegada do padre Geraldo Francisco da Silva, as zeladoras das imagens peregrinas começaram a participar de uma missa mensal na Matriz de Sant’Ana, juntamente com a irmã Gláucia, pertencente ao Santuário de Araraquara. Naquela ocasião, já havia 7 imagens peregrinando pelas casas. O movimento também participava de festas da paróquia, fazendo barracas de vendas de doces.
Na época em que o pároco era o Padre Geraldo, a Imagem Original da Mãe Peregrina veio à Paróquia de Sant’Ana e foi uma bênção para todos. Foi possível a realização do terço das rosas, com a participação de mais de 50 pessoas. Um momento emocionante deste terço foi quando a última ave-maria foi rezada. A rosa ficaria com a última pessoa que a recebesse e esta pessoa poderia pedir uma graça. A moça recebeu a rosa, mas a passou adiante, para um paroquiano que estava precisando muito das graças de Deus naquele momento, mais do que ela.
Com o tempo, o nome “zeladoras” foi substituído por “missionárias”, e continua até os dias atuais.
Hoje, a coordenadora é a Sra. Rose Fossa (Dona Rosinha), e há aproximadamente 10 imagens circulando pela paróquia, ou seja, cerca de 300 famílias que recebem a Mãe Rainha e que têm sido testemunhas das bênçãos e graças de Deus através da intercessão de Maria. Existem duas imagens que circulavam pela catequese (imagens Infanto), mas o trabalho com as crianças deixou de ser feito há algum tempo.

Atividades do Movimento

  • Levar as imagens às casas;
  • Organizar eventos para arrecadar fundos de ajuda ao Movimento e à Paróquia;
  • Participar das missas mensais (4º. Sábado do mês);
  • Renovar a Aliança da Amor;
  • Participar da Missa Anual no Santuário de Schoenstatt.

A missa mensal ocorre todo 4º. (quarto) sábado do mês, na Matriz de Sant’Ana, às 17h00, onde as missionárias levam as imagens peregrinas e agradecem a Deus pelas bênçãos recebidas, renovando, também, a consagração de todos a Nossa Senhora.
Coordenadora:Rose Biscelli Fossa (Dona Rosinha)
Missionárias:
Mariana, Márcia Pizza, Cleuza Larocca, Terezinha, Sônia, Iraci, Sílvia, Ruth, Carmem, Maria Aparecida, Aparecida, Catarina (comunidade Santa Rita), Amélia Guerreiro (comunidade Nossa Senhora Rainha)
Glória

Contato:
Dona Rosinha
33354104
/Rose Fossa

ab-shoe001 ab-shoe002