Pastoral Catequética: Exercendo a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos.

Logotipo Pastoral Catequética 008

Pastoral Catequética

Sobre a Catequese

O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai…

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade… Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo “CATEQUESE” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer” – “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

Fonte: Catequese Católica

Ação em nossa Paróquia

Na Sant’Ana, a Catequese ocorre de forma integrada nas três comunidades: Matriz de Sant’Ana, Santa Rita e Nossa Senhora Rainha do Universo. A Equipe de Catequistas busca estar em sintonia com as diretrizes da Igreja. No ano de 2015, 10 catequistas da Paróquia de Sant’Ana participaram do Encontro Diocesano de Formação de Catequistas, na cidade de Torrinha, SP. Através desse encontro, surgiu a necessidade de uma maior integração com as famílias dos catequizandos, num trabalho de parceria com a Pastoral Familiar, que será desenvolvido a partir do próximo ano.

As crianças e jovens envolvem-se em atividades cotidianas e especiais da Paróquia e da cidade, como a  participação na abertura da Campanha da Fraternidade na cidade. São realizadas muitas ações de teatro e dança.

Os catequistas buscam estar sempre em comunicação, utilizando as tecnologias disponíveis, como redes sociais e whatsapp. Isso facilita muito a troca de informações, principalmente entre aqueles que residem longe.

Uma das ideias que surgiu desta troca de informações foi a realização de um Mutirão da Catequese na paróquia toda, com os catequistas percorrendo as ruas dos bairros que fazem parte do entorno da paróquia e buscando, nas casas, informações sobre crianças e jovens que estavam em idade de começar a preparação para a 1ª. Eucaristia e a Crisma. O trabalho de divulgação foi um sucesso e muitas famílias voltaram a participar da Igreja por conta desta iniciativa.

A Catequese começou, em 2015, com o evento intitulado Carnatequese, que aconteceu nos dias do Carnaval e envolveu as crianças e jovens de toda a Paróquia.

As Mães fazem parte das prioridades do trabalho da Catequese, uma vez que elas, em sua maioria, levam as crianças para a Igreja. A homenagem a elas e o reconhecimento por seu esforço em evangelizar os filhos aconteceu, na época do Dia das Mães, com o oferecimento de um Chá.

Outras ações desenvolvidas são participação em eventos, como Festa Junina, Festas das Padroeiras, Dia das Crianças, Retiro, Arrecadação de Fundos para custear as roupas usadas na 1ª. Comunhão e Crisma, como venda de Pizzas, por exemplo.

Pastoral Catequética 001 Pastoral Catequética 002 Pastoral Catequética 003 Pastoral Catequética 004 Pastoral Catequética 005 Pastoral Catequética 006 Pastoral Catequética 007