Pastoral da Comunicação – P@SCOM

A Pastoral da Comunicação- P@SCOM Sant’Ana

         É uma pastoral ainda nova, na Igreja. A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente P@SCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se. Tanto a comunicação através de meios impressos quanto os atuais veículos como televisão e, principalmente a Internet hoje em dia.

          A P@scom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.
A principal função da P@scom dentro da Igreja é comunicar. Mas só comunicar? Acredite comunicar não é só comunicar. A comunicação que a P@scom trabalha vai desde a comunicação entre as pastorais, movimentos e comunidades, até o registro e a divulgação de notícias, eventos e toda informação de interesse comunitário.

          Em termos do Brasil, o primeiro documento publicado sobre o tema é o 59, da CNBB, com o título Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio, fruto da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril de 1997, em São Paulo.
          A P@scom hoje em dia não é uma pastoral que trabalha isoladamente. Ela perpassa por todas as outras pastorais, movimentos e serviços, levando o oxigênio da comunicação a toda paróquia, e tem como finalidades:

  • Evangelizar, afinal, como diz o Documento de Puebla (1063): “evangelizar é comunicar”;
  • Dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. As paróquias precisam unificar a comunicação de sua missão evangelizadora, bem como todas as atividades realizadas em seu interior que envolva essa missão.
  • Construir comunhão: O objetivo da P@scom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, as pastorais e os setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

P@scom na Paróquia de Sant’Ana

          A P@scom tem sua gênese na paroquia de Sant’Ana, principalmente após uma reunião de formação que ocorreu no dia 30 de agosto de 2015, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças.
Tratou-se da participação dos paroquianos Nubia, Luis e Marcelo no 1º. Encontro da Pastoral da Comunicação das Regiões Pastorais 3 e 4 da Diocese de São Carlos, que foi conduzido pelo Jornalista e Seminarista da Diocese de Limeira, Diego Rodrigo.
          Com o tema da formação foi “A Comunicação a Serviço da Evangelização”, o encontro reuniu cerda de 15 representantes de outras paróquias da cidade, que se interessaram em potencializar o setor de comunicação em suas ações pastorais.
          O encontro foi muito frutífero, tanto que a partir dele esta iniciada, de fato, a construção da Pastoral da Comunicação na Paróquia de Sant’Ana que se efetivou oficialmente em 30 de setembro, numa reunião com o Padre Toninho.

          De lá prá cá a P@scom de Sant’Ana se se estruturando a partir principalmente, das bases da formação e dos documentos da igreja.
Durante esse período de constituição se juntaram ao grupo o casal Genoveva e Sérgio Martins, Henrique Carleti, Guilherme Sabioni, Henrique Carleti Silva, Natáliia Siilva, Regina Aparecida de Oliveira, Silvana Bossolani e Andréia Panhan.
          A partir dessa composição a P@scom Sant’Ana, chega para servir a comunidade no que se refere à assessoria de comunicação e também na modernização dos instrumentos de comunicação interna e externa da paróquia.

Coordenador: Marcelo Henrique Lima
Vice-coordenador: Luis Antonio Bergamim
Secretária: Nubia Aparecida Barbosa de Souza
Tesoureira: Genoveva
Agente: José Sérgio

Siga-nos no Facebook

Fotos no  1º. Encontro da Pastoral da Comunicação
das Regiões Pastorais 3 e 4, dia 30 de agosto de 2015.



Este slideshow necessita de JavaScript.