Pastoral Litúrgica

Logotipo Pastoral Litúrgica

Sobre Liturgia

Liturgia é o culto sagrado que os antigos levitas ofereciam a Deus e que hoje é prestado pelo próprio Cristo, que se fez Sacerdote e Vítima de nova e definitiva Aliança, estendido até nossos dias pela celebração da Eucaristia, que unindo o nosso sacrifício ao de Cristo nos faz também “hóstias vivas”.

A Liturgia católica, instituída por Jesus, visa celebrar (=tornar célebre), dar importância, honrar, exaltar, em comunidade, a Santíssima Trindade de modo especial e celebrar os “santos mistérios”.

O Concílio Vaticano II, através da Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium (SC) expôs de modo admirável o que é a Liturgia e como ela deve se realizar.

“Na liturgia Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus, ora com cânticos, ora com orações.” (SC,13). Pela Liturgia a Igreja celebra o mistério de seu Senhor “até que Ele venha” e até que “Deus seja tudo em todos”(1Cor 11,26;15,28).

A Liturgia é uma ação sagrada, com ritos, na Igreja e pela Igreja, pela qual se realiza e se prolonga a obra sacerdotal de Cristo, para a santificação dos homens e a glorificação de Deus. (cf. SC,7).

Assim, para celebrar bem a Liturgia é preciso ter uma profunda noção do que é o Cristianismo; o conhecimento da história da salvação, da obra de Cristo e da missão da Igreja.

Sem isto a Liturgia não pode ser bem compreendida e amada, e pode se transformar em ritos vazios.

Podemos dizer que o último tempo da história da salvação – o tempo de Cristo e da Igreja – é o tempo da Liturgia, uma vez que ela torna presente a obra redentora de Cristo pela celebração dos Sacramentos. Assim, somos também nós participantes da história da salvação.

A Liturgia é a própria história da salvação em exercício, já que nela se celebra (torna presente) tudo o que Deus realizou ao longo dos séculos para salvar os homens.

Fonte: Editora Cléofas

Ação na Paróquia

Na Paróquia de Sant’Ana, o trabalho da Pastoral Litúrgica é desenvolvido na Igreja Matriz de Sant’Ana e nas comunidades Santa Rita e Nossa Senhora Rainha do Universo. O trabalho consiste em envolver a Assembleia nas celebrações; fazer, através de uma preparação prévia, com que todos possam participar das Santas Missas. A equipe é orientada pelo Serviço de Animação Litúrgica (o SAL), um serviço disponibilizado a todas as comunidades e paróquias pelos meios virtuais e físicos, ajudando nas celebrações litúrgicas da Eucaristia Dominical. Este serviço foi escolhido por possuir uma linguagem acessível e um vocabulário de fácil compreensão, facilitando, assim, a compreensão dos temas pelos fieis. O maior envolvimento das equipes litúrgicas ocorre na época das grandes Celebrações da Igreja, como Semana Santa e Natal, por exemplo. São realizadas reuniões com o pároco para preparação das missas e para prestar auxílio a todas as comunidades.

Pastoral Litúrgica 002